SEX, 10/04

14 SET 2018
ESCOLAS DE ADOLFO ATINGEM METAS DO IDEB

A escolas da rede municipal de ensino de Adolfo atingiram nas provas que medem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a média estabelecida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na Prova Brasil, que é realizada de dois em dois anos. A escola municipal Ruth dos Reis obteve exatamente a nota proposta pelo instituto, que era de 5.2, enquanto a Amilde Tedeschi obteve 6.5 na prova cuja média era 6.3. Os exames foram realizados no ano passado e, no caso da Ruth dos Reis o aumento da média foi considerável, uma vez que em 2015 a nota havia sido 4.4, abaixo da média nacional. O prefeito Chem comemorou os índices obtidos no Ideb (índice de Educação Básica) e afirmou que as notas são resultados da política voltada ao setor e ao trabalho dos profissionais da rede de educação municipal. “Ficamos muito contentes em ver o resultado do nosso trabalho e dos investimentos que fizemos na Educação. Os números são referentes ao primeiro ano da nossa administração e mostram que acertamos nas medidas adotadas.  Quero cumprimentar professores, coordenadores, diretores das escolas e demais funcionários, que conduziram o processo com a maior seriedade para que os resultados fossem alcançados”, afirmou.  O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.